domingo, 16 de novembro de 2008

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Instrumento de trabalho elaborado de forma coletiva envolvendo toda comunidade escolar. Reflete o desejo teórico orientador das práticas escolares.Deve organizar a escola de forma a oportunizar e facilitar o exercício da democracia, assegurando em seu currículo a interdisciplinaridade e a transversalidade, na construção de uma prática pedagógica a partir da realidade, desencadeando a criação de espaços de participação.Resultante deste processo, a avaliação deve vislumbrar o aluno em seu todo, com diferenças individuais e diferentes saberes. Não deve ter caráter classificatório.
O PPP deve estar pautado no respeito aos princípios filosóficos e fins que emanam da legislação em vigor, bem como das diretrizes e princípios da Constituinte Escolar.O processo educativo deve estar fundamentado no estudo da realidade vivida pelo grupo e por conseguinte na percepção crítica da realidade. Daí a necessidade de ser constantemente revisto/reavaliado e refeito, se necessário.
Paulo Freire nos diz que “os educadores não devem estar demasiadamente certos de suas certezas porque o conhecimento tem historicidade”.

REGIMENTO ESCOLAR
Documento de referência para o funcionamento da escola.Tudo o que diz respeito à vida escolar deve estar previsto no Regimento.O Regimento Escolar deve procurar explicitar o máximo possível, a filosofia, os fins e objetivos da escola e de seus diferentes setores, bem como, o funcionamento e regras que regem cada um deles.O processo de avaliação deve estar bem explicitado.

No Regimento Escolar devem constar:
- O tipo de regime adotado pela escola;
- O calendário escolar- A metodologia a ser trabalhada conforme cada nível de ensino (educação infantil, séries iniciais, ensino fundamental, ensino básico);
- De que forma acontecerão as matrículas, rematrículas, transferências, entre outros itens;
O Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar devem estar sempre interligados, são complementares.O Regimento Escolar deve ser elaborado com base no Projeto Político Pedagógico, onde ambos apresentem em sua formulação o desejo de construção de uma escola pública democrática.
“Regimento Escolar é o documento originado do Projeto Pedagógico que disciplina a vida escolar”. Caldieraro (2006, p.28)

3 comentários:

Caterine disse...

Gostei do Post, Adriana.

Tatiana Barcelos disse...

preciso fazer uma pesquisa sobre ppp e regimento em outras escolas que não a minha, para a faculdade, sou estudante de pedagogia da ucs caxias do sul RS. teria como me mandar uma cópia desses documentos da tua escola? precisamos fazer uma análise e comparações. abraços

Tatiana Barcelos disse...

preciso fazer uma pesquisa sobre ppp e regimento em outras escolas que não a minha, para a faculdade, sou estudante de pedagogia da ucs caxias do sul RS. teria como me mandar uma cópia desses documentos da tua escola? precisamos fazer uma análise e comparações. abraços